Wednesday, January 27, 2010

Passatempo BLOG Bipartito: Descubra o enólogo que há em si!

A Casa Santos Lima, o maior produtor de vinhos da Região de Lisboa e um dos maiores exportadores nacionais, numa aposta contínua em inovação de produto apresenta, em exclusivo mundial, uma nova forma de beber vinho: Bipartito.

Bipartito - um bag-in-box que oferece duas castas para combinar e saborear ao gosto de cada um, lança-lhe um desafio:

“Combine, experimente e descubra a ligação perfeita!”

Para participar no passatempo Bipartito, faça o download da “Ficha de Prova” e das respectivas instruções.
Depois de descobrir o seu lote perfeito, deverá preencher a Ficha de Prova e enviá-la por e-mail para casasantoslima@gmail.com até ao dia 30 de Abril, habilitando-se a ser distinguido com uma fantástica surpresa!

A equipa de enólogos da Casa Santos Lima fará a avaliação das fichas de prova recebidas e distinguirá a melhor combinação no blogue oficial do Bipartito.


Download da Ficha de Prova Bipartito disponível em http://www.bipartito.blogspot.com/

Instruções para o preenchimento da “Ficha de Prova – Crie o seu Vinho”:


- No item “Quantidade de cada casta” deve ser preenchido em cada campo (Touriga Nacional e Castelão) a quantidade em percentagem, que perfaça 100%.
- Na grelha dos elementos de análise só deve ser preenchido um campo por alínea, de acordo com o exemplo.
- Cada coluna de classificação deve ser assinalada com um círculo.
- No final de cada coluna de classificação deve ser somado o respectivo valor da votação, de modo a perfazer na célula “Total” a sua avaliação quantitativa final
- O nome do vinho não pode ultrapassar as 3 palavras.
- Os campos de telefone e e-mail devem ser válidos.

Só serão consideradas as fichas de prova que:
- Tenham todos os campos devidamente preenchidos de acordo com as instruções disponibilizadas no Blog;
- Sejam recebidas até as 17h de dia 30 de Abril de 2010;




Exemplo de preenchimento da “Ficha de Prova Bipartito – Crie o seu Vinho”:



Faça o download da ficha de prova Bipartito em www.bipartito.blogspot.com para participar ou simplesmente desfrutar com os amigos!

BIPARTITO

BIPARTITO é um conceito totalmente inovador de Bag-in-Box – duas variedades numa mesma caixa.

Com o BIPARTITO, pode desfrutar individualmente de duas das mais importantes castas tintas de Portugal, Castelão e Touriga Nacional, bem como fazer a sua própria combinação, desenvolvendo as suas capacidades enológicas.

O BIPARTITO permite-lhe descobrir as características de cada uma das castas e criar o vinho perfeito para desfrutar sozinho, com um grupo de amigos ou em família.

Com o BIPARTITO pode criar os seus “lotes” com diferentes percentagens de cada uma das variedades e, comparando-os entre si, escolher o mais bem sucedido.

Os Vinhos

Para ajudar no processo criativo de combinação do melhor vinho ficam algumas das principais características de cada casta:



CASTELÃO

Provavelmente, a variedade tinta mais plantada em Portugal. Esta casta origina vinhos de cor rubi, de aromas intensos e frutados. Os vinhos elaborados a partir desta variedade costumam apresentar corpo médio, acidez bem equilibrada e persistência no palato. Este “Castelão” estagiou 4 meses em barricas de carvalho nacional e, quando utilizado em lotes, proporciona aos vinhos elementos de frescura e fruta.



TOURIGA NACIONAL

A mais prestigiada casta tinta Portuguesa. Os vinhos elaborados a partir da Touriga Nacional apresentam-se de cor intensa, encorpados, com boa estrutura e taninos firmes e elegantes. Aromas suaves e frutados, apresenta notas de frutos silvestres maduros e violeta e a sua complexidade é ampliada pelos 4 meses de estágio em barricas de carvalho nacional.
Quando utilizado em lotes, proporciona aos vinhos estrutura, taninos suaves e complexidade.